Governador do Pará reassume Consórcio

Por

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi reeleito presidente do Consórcio da Amazônia Legal (CAL). O grupo é composto pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O mandato é de um ano, sendo possível a reeleição apenas uma vez, por igual período. Dessa forma, Helder deve exercer o mandato até 31 de dezembro de 2024.

Após ser reeleito, Barbalho lembrou que o Pará irá sediar a Conferência das Partes (COP), evento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, em 2025. Para o gestor, o evento é uma oportunidade que deve ser aproveitada.

"A realização da COP pela primeira vez na Amazônia nos permitirá mostrar ao mundo a realidade brasileira da maior floresta tropical do planeta, onde vivem 29 milhões de pessoas. A discussão de qualquer solução envolvendo a Amazônia precisa necessariamente conciliar vocações econômicas com inclusão social", disse.

Helder também destacou que o estado investe na estrutura do Parque da Cidade de Belém, palco central dos debates na conferência.

"Será um espaço multidisciplinar com edificações, paisagismo e instalações esportivas voltado para promoção de qualidade de vida, lazer, interação, cultura, arte e bem-estar da população", detalhou.

Em agosto do ano passado, Simon Stiell, secretário executivo da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima) visitou as obras no local acompanhado de uma comitiva do governo federal. O espaço terá mais de 500 mil metros quadrados, além de uma área paisagística de 50 hectares. A reeleição teve o apoio dos nove representantes do bloco.