Por:

Pará reúne parceiros para realização da COP-30

Helder Barbalho destacou que a COP-30, em Belém, terá grande mobilização social | Foto: Marco Santos/Ag. Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou de um jantar para alinhar estratégias juntos a parceiros interessados na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). A reunião ocorreu em um restaurante de São Paulo e contou com a presença de 40 representantes da sociedade civil e do empresariado brasileiro.

O encontro foi promovido pelas ONGs Global Citizen e Re: wild, do ator Leonardo DiCaprio. Os organizadores ressaltaram o papel histórico do país nas pautas ambientais e a importância de sediar a conferência. Na ocasião, também foi destacada a importância do engajamento da sociedade e dos empresários locais.

Dessa forma, os representantes da Global Citizen e da Re: wild também garantiram que irão reunir esforços para que a COP-30 tenha impacto internacional. Dessa forma, o objeto da parceria é gerar engajamento em escala global.

Para o governador do Pará, o evento será marcado por uma grande mobilização social, em escala nunca vista em edições anteriores da COP.

"Eu não tenho dúvida de que vai ser o evento com maior mobilização social da história das COPs", afirmou Barbalho.

Os participantes também falaram da participação das entidades privadas e do terceiro setor que potencializam seus projetos por meio de fundos ambientais já existentes. O governador destacou a importância do legado da COP para o país em uma mudança de agenda e comportamento.

"Temos a grande oportunidade de fazer com que a floresta tenha valor. Acho que este é o grande desafio que nós devemos perseguir e é isso que, como Amazônia, nós iremos fazer", ponderou Helder Barbalho.

Entre as autoridades públicas, também participaram do evento a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco.

Para a ministra Sônia Guajajara, é preciso "reflorestar mentes". Ela também salientou que "não basta plantar, é que também é necessário não deixar desmatar".

Após o anúncio de que Belém sediará a COP30, o governo federal anunciou que irá investir R$ 3 bilhões no Pará, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.