Por:

Acre registra menor índice de desemprego do país

Programas habitacionais e reformas de prédios devem alavancar construção civil | Foto: Pedro Devani/Secom

O Acre registrou o menor índice de desemprego do Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa reuniu os dados de 2023 dos 27 entes federativos do Estado.

A taxa anual de desocupação no mercado de trabalho no Acre chegou a 4,9%, o nível mais baixo da série histórica, que teve início em 2012. Ao todo, foram gerados 4.562 postos de trabalho. Além disso, o Acre encerrou 2023 com saldo positivo na geração de empregos formais.

O governador Gladson Cameli (Progressistas) afirmou que o resultado evidencia o sucesso das políticas voltadas à geração de empregos.

"Contribuir com a geração de novos empregos é prioridade para o nosso governo. Esse resultado é muito significativo e demonstra que estamos no caminho certo. O poder público e a iniciativa privada estão fazendo a sua parte e o nosso principal objetivo é avançar ainda mais em 2024", enfatizou o governante.

No setor público, o Acre nomeou mais de 3,3 mil novos servidores, entre 2019 e 2023.

"A realização de concursos públicos e contratação de servidores efetivos para a capital e interior têm sido nossa prioridade desde o primeiro mandato", afirmou Cameli.

Os segmentos econômicos que mais geram empregos no estado são os de serviços, seguido por comércio, indústria, construção e agropecuária. Em 2023, o setor que mais registrou crescimento, com um aumento de 9% na geração de empregos, foi o da indústria. Para o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) Assurbanípal Mesquita, o crescimento é fruto dos incentivos fiscais do governo. Além disso, o chefe da pasta citou a ampliação do Programa de Compras Governamentais (Comprac), que busca fortalecer as indústrias e agroindústrias, por meio de chamamentos públicos.

"Com a expectativa de novos editais neste ano e maior robustez nas compras governamentais, olhamos com esperança para o futuro, pelo valor estratégico desse processo de aquisição de produtos e alimentos, que mobiliza e influencia o ciclo socioeconômico, haja vista o poder de compra dos estados e municípios", explicou.

O governo do Acre espera melhorar os índices de emprego na construção civil, com a execução dos projetos habitacionais previstos para o final do primeiro semestre, além da reforma de prédios públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.