Por:

Projeto cria oficina de cinema em Manaus

O programa Laboratório dos Sonhos possibilitou que 40 jovens de baixa renda, moradores do bairro de Colônia Antônio Aleixo, em Manaus (AM), participassem de uma oficina de cinema. É a primeira edição do projeto, que é uma iniciativa da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil. Os selecionados puderam aprender sobre aspectos técnicos da produção cinematográfica e também tiveram a oportunidade de se expressar, para sentir a sétima arte de forma mais imersiva e prática.

Toda a ação foi coordenada por profissionais experientes no ramo.

"O Laboratório dos Sonhos é uma abordagem de inovação social, que tem em sua centralidade a potência das juventudes como elemento gerador de respostas aos desafios e oportunidades que eles identificam em seu território. A partir da mobilização comunitária, nós aplicamos um diagnóstico social participativo, um momento de criação e o fortalecimento de habilidades para que as juventudes possam desenvolver ações e tecnologias sociais, que impactem a vida de outros jovens na comunidade da Colônia Antônio Aleixo. É transformar o território em um laboratório criativo que impulsione novas soluções e abordagens para os desafios sociais das periferias", destacou Felipe Gonzalez, integrante da Unicef.

O Laboratório de Sonhos é uma iniciativa que nasceu no Equador, em 2020, durante a pandemia da covid-19, para instruir adolescentes e jovens a buscar soluções inovadoras a partir dos desafios presentes nos bairros e comunidades onde eles residem. O método adotado se caracteriza pelo uso de ferramentas participativas inovadoras. A finalidade é promover projetos de transformação social, para que os beneficiados tenham suas competências fortalecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.