O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), e a secretária do Meio Ambiente Julie Messias participaram da Reunião do Fórum de Secretários de Estado de Meio Ambiente da Amazônia Legal, do Comitê Diretivo da Força-Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas no Brasil (GCF) e da Câmara Técnica do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, realizada em Brasília. Na ocasião, a chefe da pasta ambiental do governo acreano foi reconduzida à presidência do Fórum, do GCF e da Câmara Técnica.
A decisão de colocar o Acre à frente das discussões foi apoiada por todas as nove autoridades presentes na reunião. O grupo também debateu pautas ambientais, com foco no diálogo entre os governos locais, federais e potenciais colaboradores do setor privado. Entre as pautas de maior destaque, os participantes salientaram a necessidade de financiamento para a Amazônia Legal. O evento ocorreu na segunda-feira (5) e terça-feira (6), em Brasília.
Segundo o governador, conciliar a conservação do meio ambiente com a produção é fundamental para um desenvolvimento sustentável.
"Temos atuado ativamente para garantir uma participação efetiva e a devida execução das ações para o desenvolvimento ambiental. Estivemos na COP 28 e estamos acompanhando as discussões para manter o Acre inserido", enfatizou.
A secretária Julie Messias destacou os trabalhos realizados e agradeceu aos secretários presentes.
"O olhar integrado de fortalecimento institucional e das políticas públicas ambientais nos reconduziram à presidência de importantes espaços de governança da Amazônia Legal. O fórum tem sido fundamental para o alinhamento da agenda, atuação em conjunto, intercâmbio de informações e busca por captação de recursos com o olhar regional, mas também para as particularidades de cada estado", disse.
O governo do Acre também apresentou o projeto "Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero no Acre". A diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, mostrou o balanço do Fundo Amazônia. Na agenda, o superintende do BNDES, Nabil Kadri, mencionou o projeto do Acre, ressaltando a inovação nos mecanismos de execução propostos.