Museu em Belém expõe histórias do Ver-o-Peso
São décadas de história da feira, que é nacionalmente conhecida como um dos mercados públicos mais antigos do País
Até o dia 18 de fevereiro, o Museu de Arte Sacra (MAS) estará com a exposição “Belém: Um Ver-o-Peso de Memórias" aberta ao público. A exibição, composta em maior parte por peças audiovisuais, integra a programação do Preamar Cabano, promovida pela Secretaria de Cultura (Secult) do Pará, sob gestão de Úrsula Vidal.
São décadas de história da feira, que é nacionalmente conhecida como um dos mercados públicos mais antigos do País, além de uma das maravilhas do estado do Pará e uma das 7 Maravilhas do Brasil.
As filmagens expostas datam de 1930 até os dias atuais. Além do acervo de imagens multimídia em salvaguarda da Secult, o público verá a coleção Ford Motor Company, do Museu do Arquivo Nacional (de Washington, DC).
O historiador Josué Pamplona, 23 anos, visitou a exposição e descreveu a iniciativa como "a real Belém", que destaca os trabalhadores que saem das suas casas, muitos de outros municípios da Região Metropolitana, para trabalhar no Ver-o-Peso.
A diretora do Museu do Estado do Pará (MEP), Tamyris Monteiro, também faz parte da curadoria da exposição. Segundo ela, o objetivo da exposição é transmitir a sensação e a nostalgia do Ver-O-Peso.
Além dos vídeos, ficam à disposição dos visitantes imagens, objetos, utensílios e os banhos de cheiro. Ou seja, artefatos que remetem a história da maior feira aberta da América Latina.
