O Hospital de Emergências (HE) de Macapá (AP) recebeu novos equipamentos para reforçar a segurança das cirurgias que são realizadas na unidade. Foram entregues dois novos carros anestésicos, equipamentos que têm a função de regular o fluxo de gases ao longo do processo cirúrgico e de fazer a vaporização de anestésicos. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), em média, são realizadas 450 cirurgias por mês apenas no HE.
Os aparelhos também servem para mostrar parâmetros importantes de monitoramento de dados do paciente como pressão arterial e frequência cardíaca.
"Equipamentos mais modernos impactam diretamente no tratamento dos nossos pacientes. As entregas ainda continuam e vamos seguir ampliando os serviços de saúde do nosso estado", pontua a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.
O equipamento substitui máquinas antigas e ajudam a manter a segurança durante as cirurgias mais delicadas. Além disso, por serem modernos, eles fornecem mais informações para o processo cirúrgico e permitem reduzir ainda mais o tempo de espera de cirurgias. Com os modelos antigos muitas cirurgias foram adiadas por "indisponibilidade técnic", como detalha o diretor do HE, Emanoel Martins.
"A chegada dos novos equipamentos significa uma melhor assistência para o nosso paciente e fortalece as atividades do hospital. Os equipamentos novos e modernos têm interferência positiva nos procedimentos que são realizados nos pacientes", enfatiza Martins.
O cirurgião Isnard Júnior destaca a importância dos carros anestésicos.
"Para a anestesia, segurança é uma questão primordial e esses aparelhos são realmente bem completos", aponta Isnard.