Por:

CORREIO NORTE | Governo de Porto Velho estimula ensino esportivo

Escola atende menores de 5 a 17 anos | Foto: Crédito: Prefeitura de Porto Velho

O programa de iniciação esportiva Talentos do Futuro, da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), oferece a prática de esportes a crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Os inscritos no programa podem praticar diversas modalidades como: futsal, voleibol, basquetebol, capoeira, handebol, futebol de campo, karatê, judô, ginástica rítmica, natação e taekwondo.

O programa está com matrículas abertas até o dia 9 de fevereiro.

Segundo a secretária da Semes, Ivonete Gomes, o programa Talentos do Futuro é referência no país e, no ano de 2023, atendeu mais de 2 mil crianças e adolescentes. As inscrições são gratuitas.

A escola de iniciação esportiva atende crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. O programa oferece ainda uniforme completo para treinos e competições, lanche em todos os dias de aula e acompanhamento com psicólogo e nutricionista.

 

ICMS no Acre

A Comissão de Constituição e Justiça, Orçamento e Finanças e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou projeto de uniformização do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação (ICMS). A proposta de uniformização da prática tributária local inclui a gasolina e o álcool.

COP em Belém

O secretário estadual de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, afirmou que os estados da região Norte vão se unir para dar "todo o suporte possível" para que Belém (PA) possa realizar uma Conferência para o Clima (COP 30) da Organização das Nações Unidas (ONU) da melhor forma.

Mutirão

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da secretaria municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), promove a partir do dia 31 o Mutirão de Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais. A ação tem o objetivo de dar mais celeridade ao processo de regularização das licenças.

Escola segura

O aplicativo Escola Segura, do governo do Tocantins, foi um dos vencedores do 2º Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, que reconhece inovações e excelência nos serviços públicos. O aplicativo conecta a escola com a segurança pública, por meio de um botão de pânico, para solicitar ajuda.

Rebanho

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Rondônia ocupa a 4ª posição no ranking nacional de exportação de carne bovina e é o estado que lidera na região Norte. O rebanho bovino da região é estimado em cerca de 15 milhões de cabeças de gado de corte.

Feminicídio

O Ministério Público de Rondônia e o Tribunal de Contas do estado firmaram um acordo de apoio mútuo na instalação do Observatório do Feminicídio em Rondônia. Esse observatório será um canal crucial para o monitoramento de crimes de gênero e criação de políticas públicas.

Mercúrio

O mercúrio contamina comunidade na Amazônia. O garimpo ilegal na região, que utiliza a substância para extrair metais dos rios, aumentou a concentração de mercúrio nos peixes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para os efeito do mercúrio no pulmão e no sistema nervoso.

População de rua

O Ministério Público do Acre emitiu uma recomendação à Prefeitura de Feijó (AC), por meio da promotora de Justiça Bianca Bernardes, para garantir a implementação da Política Nacional para a População em Situação de Rua, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Não é não

A Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Pará lançou na quarta-feira (24) a cartilha 'Não é não - carnaval sem assédio'. O material integra a campanha educativa da Promulher no carnaval e orienta sobre as novas regras de proteção às mulheres.

Alerta

O Procon Assembleia, da Assembleia Legislativa de Roraima, alerta aposentados a não caírem em golpes. A diretora do órgão de defesa do consumidor do Legislativo, Mileide Sobral, credita esse aumento ao fato de os idosos terem mais dificuldades em lidar com tecnologia.