Piauí integra debate internacional sobre gestão ambiental

Estado foi representado pelo gerente de Unidades de Conservação, José Nétto

Por

Pela primeira vez, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) participou do IV Encontro da Rede de Reservas da Biosfera dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado neste mês de março, no estado de Goiás. O evento reuniu representantes de oito países lusófonos para discutir estratégias voltadas à conservação ambiental, restauração ecológica e promoção do desenvolvimento sustentável em territórios reconhecidos internacionalmente por sua importância ambiental.

A presença do Piauí foi representada pelo auditor fiscal ambiental e gerente de Unidades de Conservação da Semarh, José Nétto, que também integra o Conselho Deliberativo da Reserva da Biosfera do Cerrado. A participação marca um passo importante na inserção do estado nos debates internacionais sobre sustentabilidade e gestão ambiental, ampliando o intercâmbio de experiências e fortalecendo a cooperação técnica entre instituições brasileiras e estrangeiras.

Promovido pelo Instituto Espinhaço, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Governo de Goiás, o encontro reuniu representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O principal objetivo foi fortalecer a cooperação entre os países de língua portuguesa na proteção e no manejo sustentável de territórios reconhecidos como Reservas da Biosfera, além de estimular políticas públicas integradas voltadas à preservação ambiental.

As Reservas da Biosfera são áreas reconhecidas internacionalmente pela Unesco no âmbito do Programa Homem e a Biosfera (MaB). Diferentemente das unidades tradicionais de conservação, essas reservas abrangem grandes territórios que conciliam a proteção da biodiversidade com atividades produtivas e a presença de comunidades locais. O modelo busca equilibrar a preservação da natureza com a geração de renda, inclusão social e melhoria da qualidade de vida das populações que vivem nessas regiões.

Durante o encontro, a Reserva da Biosfera do Cerrado assumiu a presidência da Rede CPLP-MaB, reforçando o protagonismo do Brasil na articulação internacional em defesa do bioma. A programação contou com painéis técnicos, mesas de diálogo institucional e visitas de campo, incluindo uma agenda ao Parque Estadual de Terra Ronca, reconhecido como um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul e referência em conservação ambiental e turismo sustentável.

Segundo a Semarh, a participação do Piauí ganha ainda mais relevância pelo fato de importantes áreas protegidas do estado integrarem o território da Reserva da Biosfera do Cerrado. Entre elas estão o Parque Estadual Cânion do Rio Poti, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Nazaré, a APA das Nascentes do Rio Uruçuí-Preto e a APA dos Altos Cursos dos Rios Gurguéia e Uruçuí-Vermelho. Essas áreas desempenham papel fundamental na preservação de recursos hídricos, manutenção da biodiversidade e proteção de ecossistemas estratégicos do Cerrado piauiense.

Além dos debates técnicos, o encontro também possibilitou o compartilhamento de boas práticas adotadas em diferentes países, especialmente em relação à recuperação de áreas degradadas, monitoramento ambiental e fortalecimento da participação comunitária na gestão dos territórios protegidos. A troca de experiências contribuiu para ampliar a visão estratégica sobre a importância da conservação integrada e da cooperação internacional.

Com essa presença inédita em um encontro internacional da Rede de Reservas da Biosfera da CPLP, a Semarh amplia o diálogo institucional com outros países, fortalece a governança ambiental.