Aprovado em Medicina, estudante da rede estadual coleciona medalhas

Por

O estudante da rede pública estadual, Hélio Henrique da Silva Gomes, 18 anos, viu seu esforço ser coroado com a aprovação no curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) em Parnaíba, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2026, divulgado na quinta-feira (29).

Hélio construiu uma trajetória marcada pelo envolvimento com as olimpíadas do conhecimento, que se tornaram parte central de sua formação no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, no município de Cocal dos Alves.

Filho de uma professora e de um trabalhador autônomo que atua lavando carros, ele conta que a escolha pela Medicina veio por afinidade e desejo por um grande desafio. "Eu e minha família estamos muito felizes. Essa aprovação é resultado de tudo o que vivi a partir das oportunidades da escola com as olimpíadas, o intercâmbio e o apoio dos meus pais", afirma o estudante.

Apaixonado por música, ele toca teclado e violão, gosta de ouvir forró, brega e canto sacro e revela que usava as horas vagas para estudar para olimpíadas do conhecimento. "Bem, além de atividades de lazer, eu gostava bastante de estudar para a Olimpíada de Matemática, a OBMEP", comenta o futuro acadêmico de Medicina.

E desse hobby, Hélio acumulou medalhas de ouro nacionais na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e duas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), além de conquistas em competições como Canguru de Matemática e o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²).

O talento com os números lhe rendeu, em 2025, uma das vagas no intercâmbio educacional "Do Piauí para o Mundo", destinado aos melhores alunos da rede estadual.