Alagoas acolhe 17 novos profissionais do Mais Médicos

Evento promove integração da equipe que passa a atuar em 15 municípios

Por

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) promoveu, na quinta-feira (29), um momento de acolhimento para 17 médicos que migraram do Programa Mais Médicos pelo Brasil (AgSUS) para o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB).

A atividade foi realizada no auditório da Secretaria de Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e reuniu gestores municipais, representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, além de instituições responsáveis pela supervisão acadêmica dos profissionais.

Área de atuação dos médicos

A iniciativa marcou uma etapa importante do processo de integração dos médicos à rede de Atenção Primária à Saúde no estado.

Os profissionais irão atuar em 15 municípios alagoanos, reforçando o atendimento básico, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade social e dificuldade histórica de fixação de médicos, contribuindo para a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde.

Durante a abertura do evento, a gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena, destacou o papel estratégico do Programa Mais Médicos na consolidação da rede pública de saúde. Segundo ela, o acolhimento fortalece a articulação entre estado, municípios e governo federal, assegurando melhores condições de trabalho aos profissionais e maior resolutividade no atendimento à população.

"A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas vai acolher 17 novos médicos do Programa Mais Médicos, que vão atuar em 15 municípios do Estado.

O Programa Mais Médicos é um pilar da Atenção Primária à Saúde, uma parceria entre o Ministério da Saúde e os municípios, com o apoio forte da Secretaria de Estado. Hoje estão reunidos médicos, gestores municipais, instituições supervisoras, a Sesau, a Universidade Federal de Alagoas, além dos apoiadores do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, consolidando esse projeto tão importante para a população", afirmou.

Ditribuição direta

A referência regionalizada do Programa social Mais Médicos do Ministério da Saúde em Alagoas, Rosane Mendonça, explicou que o encontro integra o processo de migração e adaptação dos profissionais ao PMMB. Segundo ela, a iniciativa contribui diretamente para a qualificação da Atenção Primária e para o fortalecimento do cuidado contínuo nos territórios.

"O evento foi construído em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e os municípios, para acolher os profissionais que migraram do Programa Mais Médicos AgSUS para o Programa Mais Médicos para o Brasil. É um processo conjunto de integração, no qual discutimos as diretrizes do programa, o papel da supervisão acadêmica e ampliamos a atenção primária à saúde em Alagoas", pontuou.

Distribuição de vagas

Atualmente, o estado conta com 363 médicos vinculados ao Programa Mais Médicos, com vagas ocupadas em 97 municípios, o que reforça a capilaridade da iniciativa e o compromisso com a regionalização da assistência.

A presença desses profissionais impacta diretamente indicadores como acompanhamento pré-natal, controle de doenças crônicas, ampliação da cobertura assistencial e fortalecimento da atenção à saúde da família nos municípios atendidos.

Falas do representante

Representando o Ministério da Educação, o apoiador institucional do Programa Mais Médicos na região de Alagoas, Adriano da Silva, destacou em entrevista a importância da Supervisão Acadêmica no acompanhamento dos novos profissionais.

"A Supervisão Acadêmica está presente para orientar o trabalho no formato in loco, qualificar competências técnicas, promover educação permanente e garantir um atendimento cada vez mais resolutivo e humanizado à população", concluiu.