Verão Sergipe 2026 estreia em Aracaju e impulsiona turismo
Evento movimenta segmentos, como hotelaria, bares e restaurantes
O Verão Sergipe começa nesta sexta-feira (30) com uma novidade que marca a edição de 2026: é a primeira vez que Aracaju recebe o projeto promovido pelo governo de Sergipe, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Deste modo, a capital sergipana se consolida ainda mais como vitrine do turismo, da cultura e do entretenimento durante a alta estação, unindo lazer diurno em pontos turísticos da cidade e grandes shows gratuitos à noite. Com essa movimentação, ganham os mais diversos segmentos do turismo, como hotelaria, bares, restaurantes e serviços, o que contribui para fomentar a economia por meio da geração de emprego e renda. Na capital, o evento acontece entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro.
Tal fato traz boas perspectivas para o trade sergipano, pois estimula o turismo de experiência antes da programação musical noturna ao proporcionar que visitantes e turistas aproveitem durante o dia alguns dos principais cartões-postais de Aracaju. Exemplos não faltam, como o Centro Histórico, que reúne patrimônio cultural, museus e arquitetura tradicional; a Orla da Atalaia, ideal para caminhadas, prática de esportes e para saborear a gastronomia local; e a Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, conhecida pelo cenário natural às margens do Rio Vaza-Barris. E, à noite, o público vai curtir shows de nomes da música local e nacional gratuitamente. Além disso, o projeto também contempla uma ampla programação esportiva com várias modalidades.
A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, considera que a inclusão de Aracaju no circuito do Verão Sergipe, passando a integrar oficialmente o roteiro do evento, reforça a estratégia de promoção do destino Sergipe. "Além de ampliar a visibilidade da capital sergipana e de fortalecer o turismo cultural e o de sol e praia, é uma forma de mostrar que nosso estado tem atrativos durante todo o dia, indo além dos shows e das atividades esportivas", destacou.
Daniela Mesquita também acrescenta o impacto econômico e a movimentação da cadeia turística, enfatizando que eventos como o Verão Sergipe aquecem setores como hotelaria, bares, restaurantes e serviços, além de gerar oportunidades para trabalhadores informais. "Sem dúvida, Aracaju entra no calendário do evento com uma programação pensada para turistas e sergipanos, valorizando nossos espaços e nossa identidade", afirmou.
Fortalecendo a experiência turística
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, avalia de forma bastante positiva a realização do Verão Sergipe, destacando o impacto do evento para o fortalecimento do turismo e da hotelaria no estado. Segundo ele, a abertura da programação em Aracaju potencializa a atração de visitantes e turistas, e contribui diretamente para o aumento da ocupação hoteleira, especialmente durante a alta estação.
Visibilidade
"A expectativa da ABIH/SE é muito positiva, porque Aracaju é uma vitrine importante para o turismo sergipano.
A realização do Verão Sergipe na capital amplia a visibilidade do destino e atrai ainda mais visitantes e turistas", afirmou.
Antônio Carlos Franco também ressaltou o formato múltiplo do evento como um dos principais acertos da programação. "Levar grandes atrações musicais para diversas cidades do estado é uma estratégia que valoriza os destinos, descentraliza o fluxo turístico", completou. A gerente comercial do Aruanã Eco Praia Hotel, Roberta Baracho, concorda que a inclusão de Aracaju no roteiro do Verão Sergipe 2026 traz expectativas bastante positivas para o setor hoteleiro.
