Fazendas do PI e RS debatem modernização e tecnologia
Agenda teve como foco tornar a administração mais eficiente
A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) recebeu, nesta semana, uma comitiva técnica da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) para um encontro voltado à troca de experiências e ao compartilhamento de tecnologias e metodologias de gestão. A agenda, realizada ao longo de dois dias e encerrada na última sexta-feira (23), teve como foco tornar a administração pública mais eficiente, com redução de custos e melhor aplicação dos recursos públicos.
As discussões concentraram-se em temas estratégicos para o desenvolvimento dos estados, com destaque para o Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (PROFISCO III). Entre os principais pontos abordados estiveram a administração financeira, o controle do gasto público e o uso de novas tecnologias no desenvolvimento de sistemas fazendários, alinhados às diretrizes de modernização da gestão fiscal.
"É com muito prazer que recebemos a equipe do Rio Grande do Sul para trocar experiências aqui com o nosso estado. Dois dias de discussão onde pudemos analisar a execução de projetos de modernização dos fiscos estaduais. Muito proveitoso para ambas as equipes essa troca de experiências, que é de grande valia para a administração do Estado do Piauí", destacou o superintendente de Gestão da Sefaz-PI, Cristovam Cruz.
Um dos temas centrais do encontro foi a utilização de ferramentas Low Code e No Code, tecnologias que permitem a criação de sistemas e aplicativos de forma mais rápida e com menor custo. A adoção dessas soluções contribui para agilizar a entrega de serviços digitais, otimizar a rotina interna dos servidores, reduzir a dependência de desenvolvimento tradicional e ampliar a qualidade do atendimento ao cidadão, com reflexos diretos na transparência e no acesso às informações fiscais.
No campo da fiscalização e auditoria, a Sefaz-PI apresentou à comitiva gaúcha seu case de sucesso desenvolvido pela Unidade de Fiscalização de Empresas (Unifis). A experiência piauiense reúne metodologias de trabalho, uso intensivo de dados e estratégias de atuação que têm fortalecido o combate à sonegação, ampliado a eficiência das ações fiscais e aprimorado os processos de auditoria, contribuindo para o aumento da arrecadação e para um ambiente de negócios mais equilibrado.
Além disso, o intercâmbio permitiu o alinhamento de boas práticas relacionadas à governança, gestão de projetos e inovação no setor público, reforçando a cooperação entre os estados e a integração das administrações fazendárias. A iniciativa também abre caminho para futuras parcerias técnicas e ações conjuntas voltadas à transformação digital dos fiscos estaduais.
"Para nós, é uma grande alegria estar aqui. Nossa missão é trocar experiências, construir juntos e aprimorar soluções, aproveitando o trabalho de cada equipe para qualificar os produtos e atingir melhores resultados para o Estado e para o contribuinte", avaliou Aldo Peres, coordenador da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) da Sefaz-RS.
