Bahia avança com projetos do Novo PAC em 2026

Por

Avançando para a fase de execução dos projetos aprovados no Novo PAC 2025, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) já assinou os cinco primeiros contratos de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização de obras de saneamento básico na Bahia. Os investimentos somam R$ 662 milhões e contemplam quatro empreendimentos de esgotamento sanitário e um de abastecimento de água, beneficiando diretamente mais de 200 mil pessoas nos municípios de Camaçari, Mata de São João, Pojuca, Dias D'Ávila e Lauro de Freitas, localizados na Região Metropolitana de Salvador.

Os empreendimentos integram o conjunto de projetos selecionados no âmbito do Novo PAC 2025, programa do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, voltado à ampliação da infraestrutura urbana e à universalização do saneamento básico no país. Com a aprovação dessas propostas, a Embasa foi habilitada para receber até R$ 7,3 bilhões em investimentos destinados a obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário em diferentes regiões do estado, reforçando a política de expansão e modernização dos serviços.

De acordo com o presidente da Embasa, Gildeone Almeida, a assinatura dos contratos representa um avanço concreto na transformação dos projetos em obras. "Estamos acelerando os investimentos em saneamento em toda a nossa área de atuação. Esses primeiros contratos com o BNDES demonstram que o Novo PAC já começa a se materializar na Bahia. O próximo passo será iniciar os processos licitatórios previstos para o primeiro semestre de 2026, garantindo o avanço das obras em todo o estado", afirmou.

Ao todo, a Embasa teve 42 projetos selecionados no Novo PAC 2025, prevendo intervenções estruturantes em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em municípios como Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Eunápolis, Brumado, Pojuca, Lauro de Freitas, além de diversas cidades do interior.