Paraíba faz torneio de criação de jogos eletrônicos
40 equipes foram selecionadas para o Game Dev Test
A segunda edição do Circuito Game Dev Quest, programa do governo da Paraíba voltado ao fortalecimento da indústria de jogos digitais independentes, teve início oficialmente na manhã desta quinta-feira (15) com a realização do Kick Off, evento de abertura que reuniu, de forma virtual, as 40 equipes selecionadas para a Fase I - Círculo dos Visionários.
Realizado pelo governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), o circuito conecta criadores, mercado e poder público em uma jornada de capacitação, fomento e empreendedorismo voltada ao desenvolvimento de jogos autorais e à consolidação de novos estúdios.
A abertura oficial contou com a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Cláudio Furtado, que destacou o papel estratégico do Circuito como política pública de fomento à economia criativa e tecnológica.
Atrair os jovens
"Esperamos que esse circuito possa cada vez mais atrair jovens que queiram montar seu jogo, que tenham a ideia de criar seus próprios produtos, entrar no mercado e, a partir dessa jornada, empreender e transformar isso numa empresa rentável", afirmou.
"A ideia é consolidar, na Paraíba, um polo de jogos digitais que já está em pleno processo de concretização".
Um dos painéis realizados durante o evento foi o "Nós Somos a Indústria: Quando o Estado, o Mercado e o Criador Jogam no Mesmo Time", que trouxe reflexões sobre o ecossistema de games no Brasil a partir de diferentes perspectivas e suas possibilidades.
Mediado por Mariana Amaro, Head of Publishing da Nuuvem, o momento contou com a participação de Cláudio Gusmão, coordenador de Projetos Criativos da Spcine e fundador da UX4INDIE e Matheus Mazuquelli, fundador da Ignite Game Studio.
Ferramentas
Durante o momento, Matheus comentou sobre a importância de os participantes aproveitarem todas as ferramentas ofertadas pelo circuito para crescer com os seus projetos.
"O Game Dev Quest cuida do processo do início até o fim. Esse acompanhamento é fundamental para entender que projetos bem escritos são diferentes de jogos bem feitos. Aqui, os participantes aprendem o que precisa ser conectado além da ideia, se preparando de verdade para o mercado", ressaltou.
Em seguida, aconteceu o painel "O Efeito Game Dev Quest: Trajetórias que Inspiram a Nova Geração", que reuniu estúdios participantes da primeira edição do Circuito no ano passado.
"Quando olhamos para o Circuito, mais importante do que a colocação final foi o crescimento ao longo do processo", relatou Gabriel R. Mialchi, CEO da O6 Games, estúdio que foi o vencedor da primeira edição com o jogo O Último Refúgio.
Governo da Paraíba
