Obras facilitarão acesso a museu
O governo do Piauí, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), está executando obras para pavimentação do entorno do Museu da Natureza, no município de Coronel José Dias.
O objetivo é melhorar o deslocamento dos visitantes na região, incluindo ainda o mesmo serviço na entrada do Parque Nacional da Serra da Capivara.
Devido aos serviços, a área entre o museu e o acesso à Pedra Furada está fechada para o trânsito de veículos.
A interdição vai durar 30 dias. Nesse período, o Museu da Natureza pode ser acessado externamente por via de Coronel José Dias, e a Pedra Furada pela entrada do Sítio do Mocó.
O projeto prevê 11 mil m² de pavimentação em piso intertravado, com estacionamento para os ônibus de excursão, além de melhorias na iluminação.
O investimento total é de R$ 3,7 milhões, e a estimativa é que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre deste ano.
"Estamos trabalhando para valorizar e fortalecer o turismo nessa região tão importante. Facilitando o acesso aos pontos turísticos geramos mais oportunidades de visitantes conhecerem nossas riquezas e nossa história. É uma democratização da memória piauiense", destaca a secretária das Cidades, Vilani Silva.
Visitantes
Entre janeiro e novembro de 2025, o Parque Nacional Serra da Capivara recebeu 44,9 mil visitantes, mantendo um fluxo regular ao longo do ano.
O maior pico foi registrado em julho, com 7,8 mil visitas, impulsionado pelas férias escolares e pelo aumento do turismo no sudeste do Piauí. Os dados confirmam o parque como um dos principais destinos de turismo cultural e científico do Brasil.
Reconhecido nacional e internacionalmente, o parque abriga centenas de sítios arqueológicos que comprovam a presença humana nas Américas há milhares de anos. O volume expressivo de visitantes ao longo do ano reforça não apenas a relevância do território, mas também a importância de uma visitação planejada.
