Festival busca talentos em ciência e inovação em Alagoas
Sigma reunirá 800 estudantes e 120 professores
O SigmaFestival é uma das principais iniciativas brasileiras de formação avançada de jovens talentos em ciência, tecnologia e inovação.
A primeira edição do evento em Alagoas aguarda cerca de 800 estudantes de todo o Nordeste e 120 professores do Brasil e do exterior, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2026, com o apoio do Governo de Alagoas.
O festival integra uma estratégia estruturada de expansão do SigmaCamp no Brasil, funcionando como um projeto-piloto para a implantação do SigmaCamp Nordeste, a partir de 2027.
A iniciativa amplia o acesso de estudantes brasileiros a experiências educacionais de excelência, alinhadas aos mais altos padrões internacionais de formação científica.
Como parte dessa estratégia, acontece previamente o Etapa SigmaCamp, entre os dias 10 e 17 de janeiro, na cidade de Valinhos (SP), com a participação de 25 estudantes selecionados de Alagoas.
Cinco deles terão a viagem financiada em cooperação entre a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).
Etapa
Esta será a terceira edição, no Brasil, do Etapa SigmaCamp, um programa intensivo e imersivo de formação avançada que reúne estudantes selecionados e 25 pesquisadores norte-americanos, responsáveis por aulas, oficinas e atividades de mentoria direta.
Após o encerramento do Etapa, os pesquisadores seguem para Maceió, onde participam da programação do SigmaFestival, ampliando o alcance científico e institucional do evento, que será bilíngue (português e inglês).
O Etapa SigmaCamp, em SP, contará com a participação de lideranças de alto nível do setor corporativo, incluindo Michel Schwartz, Vice-Presidente Corporativo da Microsoft, Marcus Fontoura, CTO da Azure, e André Gasparotti, líder de pesquisas da Embraer.
Os convidados discutirão temas como inovação, ciência aplicada, inteligência artificial, engenharia avançada e os desafios tecnológicos do futuro, aproximando jovens talentos dos grandes desafios contemporâneos da indústria e da pesquisa aplicada.
SigmaCamp
O SigmaCamp é um programa educacional com quase 15 anos de atuação internacional, reconhecido pela formação de estudantes altamente talentosos em ciência e matemática.
Ao longo de sua trajetória, o SigmaCamp realizou duas edições nos Estados Unidos, inicialmente na região de Nova York e, mais recentemente, com uma edição na Califórnia, consolidando-se como referência global em educação científica avançada.
Durante o SigmaFestival, os participantes terão contato direto com pesquisadores de ponta das áreas de medicina, física, matemática, química e computação, vinculados a instituições como Harvard, Cornell, Oxford, MIT e Stony Brook, além de universidades brasileiras de destaque, como UFAL, UFPE, USP, UNICAMP e UFC, entre outras.
A programação do festival inclui estações científicas interativas, oficinas práticas e palestras, promovendo uma experiência concreta e inspiradora de ciência contemporânea, inovação e tecnologia, com impacto direto na formação acadêmica e vocacional dos estudantes.
Cada estudante participa das atividades em apenas um dos dias do evento.
"O SigmaFestival representa um passo estratégico para a consolidação do Brasil no cenário internacional de formação de jovens talentos em ciência e tecnologia", destaca o professor Krerley Oliveira, diretor acadêmico do SigmaCamp no Brasil.
"A parceria com o governo de Alagoas, Secti e Fapeal demonstra como políticas públicas podem impulsionar iniciativas de alto impacto educacional", continua o professor.
As inscrições para as últimas vagas do evento em Alagoas estão abertas e podem ser realizadas no site https://festival.sigmacamp.com.br, enquanto durarem as vagas gratuitas.
Ascom Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas
