Alagoas destaca alunos em competições esportivas

Estudantes ganharam medalhas em competições escolares e chegaram à seleção brasileira

Por

O ano de 2025 registrou não só avanços e vitórias na aprendizagem dos estudantes da rede estadual, mas também conquistas no desporto escolar. De medalhas em competições escolares e convocações para a Seleção Brasileira, os alunos da rede estadual brilharam com determinação, garra e poder de superação. Nesta segunda reportagem da Retrospectiva 2025, da Secretaria Estado da Educação (Seduc), faremos um apanhado destas façanhas do esporte.

Em abril de 2025, Esthefany de Assis, aluna da Estadual Teotônio Vilela, no Cepa, trouxe bronze para o Brasil nos Jogos Mundiais Escolares/Gymnasiade, que foi disputado na cidade de Zlatibor, na Sérvia. Ela conquistou a única medalha brasileira na modalidade Wrestling.

A adolescente alagoana lutou contra atletas da China, Azerbaijão e Ucrânia. Também teve que enfrentar neve e temperaturas abaixo de zero no outono sérvio. "Estava nervosa na primeira luta, mas os técnicos da Seleção Brasileira me passaram confiança e consegui vencer as outras adversárias. Também enfrentei muito frio dentro do ginásio, tinha que estar sempre me aquecendo. Mas, no fim deu tudo certo e trouxe esta medalha para Alagoas e para o Brasil", relatou Esthefany.

Esta foi a segunda medalha de Esthefany nos Jogos Mundiais Escolares/Gymnasiade. Em 2023, quando a competição aconteceu no Rio de Janeiro, ela ganhou o bronze no estilo livre até 46 kg em disputas contra adversárias da China e dos Estados Unidos.

Roberto Amorim, técnico que descobriu e lapidou o talento da jovem, destacou o potencial de Esthefany. "Estamos muito felizes. O que vimos na Sérvia foi um nascimento de um sonho, que o esporte ultrapassa fronteiras. A Esthefany é uma prova viva, uma história que começou a ser escrita em uma competição de alto nível com atletas do mundo todo e extremamente bem-preparados. E, ela brilhou neste cenário. Parabenizo-a pelo seu esforço e dedicação", falou Roberto, que é diretor-adjunto da Escola Estadual Vitorino da Rocha, onde Esthefany treina até hoje.

Duas estudantes da rede estadual de ensino figuraram entre as dez melhores judocas do país no ranking da classe cadetes (sub 18) 2025: Ana Flávia Arcanjo, aluna da Escola Estadual Manoel Simplício, de Maceió, e Mayara Lima, da Escola Estadual Professora Miran Marroquim de Quintella Cavalcanti, também da capital. Ana Flávia foi a sexta do ranking nacional cadete da categoria - 48 kg, enquanto Mayara foi a nona na categoria - 63 kg.

Integrantes do Instituto Projeto Vencedor, elas também participaram, em julho, de treinamento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em Pindamonhangaba (SP), com 100 jovens atletas de todo o país.

"Foi gratificante ser convocada para esse treinamento, pois agregou muito no meu judô", falou Mayara. "Essas conquistas me fazem lembrar quando comecei a treinar judô e nunca imaginava chegar a este nível. É incrível ser a sexta colocada no ranking nacional e ser convocada para um treinamento onde estão os melhores. Que eu possa melhorar mais e mais", estimou Ana Flávia.

Entre maio e junho, 14.074 estudantes atletas de escolas públicas e privadas participaram da edição 2025 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Maior competição de desporto escolar de Alagoas, o Jeal teve recorde de participação, sendo dividido em etapas regionais - disputadas na capital e no interior durante o mês de maio - e estadual - ocorrida no mês de junho em Maceió.

Organizado pela Seduc, que garantiu toda a estrutura da competição, incluindo transporte, alimentação e hospedagem dos atletas e seus professores, o Jeal teve uma novidade este ano: o mascote oficial da competição foi criado por um estudante da rede estadual. Todas as Gerências Especiais de Educação (GEE) mobilizaram seus alunos e a ilustração escolhida por votação popular foi "Lina", mascote que homenageia a ave Mutum Alagoano, uma criação da estudante Laís Vitória Laurentino, da Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, de União dos Palmares.

A rede estadual teve 135 medalhas na competição, com conquistas nas modalidades atletismo, judô, futsal, voleibol, vôlei de praia, futevôlei, wrestling, esgrima, ciclismo, karatê, taekwondo, natação, basquete e handebol. Destaque para o atletismo, com 51 medalhas, judô com 37 e karatê com 16.