Em 2025, saúde de Sergipe ampliou assistências

A unidade hospitalar registrou melhorias significativas

Por

O ano de 2025 contemplou importantes avanços no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), maior hospital público estadual. A unidade hospitalar registrou melhorias significativas na qualidade assistencial, na revitalização e reestruturação de espaços e na ampliação de procedimentos de alta complexidade ofertados à população.

Com uma gestão focada na qualificação da assistência, o hospital avançou, ainda, na segurança do paciente e na ampliação de equipes. As ações, desenvolvidas ao longo de todo o ano, reafirmam o compromisso do Estado em fortalecer a rede de urgência e emergência e promover um atendimento cada vez mais seguro, célere e resolutivo.

Para o superintendente do Huse, Roberto Gurgel, os avanços evidenciam o esforço contínuo do Governo de Sergipe em potencializar a assistência do Huse e ampliar a rede estadual de saúde. "As melhorias estruturais, o fortalecimento das equipes e o reconhecimento nacional de práticas assistenciais demonstram o compromisso permanente com um atendimento público eficiente, humanizado e qualificado. O Huse segue como referência para a população sergipana, desempenhando papel fundamental no cuidado e contribuindo, de forma decisiva, para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes", destacou.

O Huse foi reconhecido nacionalmente por suas práticas de segurança do paciente, resultado de protocolos atualizados, ações contínuas de monitoramento e capacitação das equipes, reforçando o compromisso institucional com um cuidado responsável e uma cultura assistencial centrada na prevenção de riscos. Além disso, o Laboratório de Análises Clínicas do Huse alcançou desempenho de excelência em avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ).

O Centro Cirúrgico do Huse passa por um processo de revitalização e reestruturação. A reforma tem avançado de forma contínua, permitindo ampliar a capacidade operatória, modernizar equipamentos, além de reorganizar fluxos assistenciais. Com a adequação do local, leitos da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) já foram ampliados e o posto de Enfermagem já foi reformado, além dos corredores que interligam as salas internas.

Recentemente, a unidade também recebeu um novo microscópio cirúrgico.

Além das melhorias voltadas aos procedimentos cirúrgicos, o Governo do Estado investiu, ainda, na revitalização das enfermarias e das alas de internamento do Huse.

Ao longo do ano, diversas áreas receberam melhorias estruturais, pintura, modernização de leitos, climatização e reorganização dos ambientes para garantir mais conforto a pacientes e profissionais. Espaços como a Ala Verde Trauma (Observação Cirúrgica), Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Huse e o Corredor de Catástrofe, também passaram por reformas. Além das melhorias estruturais, a unidade hospitalar também renovou 100% das macas do Pronto-Socorro e recebeu mais de 1.000 itens.