Agricultura familiar ganha titulação
O Governo de Sergipe tem reforçado o apoio à agricultura familiar, considerada vetor de desenvolvimento do estado, por meio do Programa Minha Terra, que promove a regularização fundiária e transforma a vida de milhares de pequenos produtores. Desde 2023, já foram entregues títulos de posse a 4.325 famílias da zona rural, garantindo segurança jurídica e dignidade aos agricultores.
O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e executado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Ele inclui cadastramento de imóveis rurais, produção de base cartográfica digital, georreferenciamento e emissão de títulos definitivos, democratizando o acesso à terra e otimizando seu uso.
Famílias de municípios como Aquidabã, Arauá, Brejo Grande, Campo do Brito, Canindé de São Francisco, Cristinápolis, Frei Paulo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Simão Dias e Umbaúba foram beneficiadas. Em Cristinápolis, produtores celebraram a entrega, como José Condegune, 76 anos, do povoado Pasto Velho, que agora poderá garantir a terra para seus filhos. "Estou feliz, graças a Deus, principalmente a essa lei que está fazendo isso por mim. Agora, tenho documentos originais, e deixo a terra para meus filhos", disse.
Domingas Claudina da Conceição, 68 anos, e Maria José Ribeiro de Araújo, 67, também destacaram a importância de ter a propriedade legalizada para preservar suas plantações de produtos como laranja, feijão, milho, macaxeira e batata.
"A terra tudo dá, garante sobrevivência, e com o documento vamos crescer ainda mais", afirmou Domingas.