Por:

Lula anuncia Casa da Igualdade Racial na Bahia

O Governo Federal vai construir a Casa da Igualdade Racial da Bahia. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite da última segunda-feira (15), durante a solenidade de abertura da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que acontece até sexta-feira (19), em Brasília.

O encontro reúne representantes de todas as regiões do país que, ao longo da semana, debatem propostas e definem prioridades para políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da equidade racial.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, movimentos sociais e lideranças representativas.

Estiveram presentes as ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Cultura, Margareth Menezes, além de secretários estaduais e municipais de diferentes unidades da federação.

Representando a Bahia, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães, destacou a relevância histórica da iniciativa.

"A instalação da Casa da Igualdade Racial na Bahia é uma conquista muito importante e simboliza o compromisso do Governo Federal com o enfrentamento ao racismo e a promoção da equidade.

Além disso, a retomada das conferências nacionais fortalece a participação social e abre espaço para que possamos avançar na construção de políticas públicas transformadoras para o nosso povo", afirmou a secretária.

A Casa da Igualdade Racial terá como proposta ser um espaço de convívio comunitário, formação e apoio especializado para a população negra, em toda a sua diversidade, e também para povos e comunidades tradicionais. O objetivo é oferecer serviços e atividades voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, ao fortalecimento das relações sociais e ao combate a todas as formas de discriminação.

Além da Sepromi, a Bahia está representada na V Conapir por 116 delegados e delegadas, escolhidos durante a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Salvador entre os dias 20 e 22 de agosto. A presença da delegação baiana reforça o protagonismo do estado na construção de políticas voltadas à igualdade racial.