O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), lançou na última quarta-feira (10) o edital para seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas em executar a 2ª fase do Projeto Candeeiros da Caatinga. Coordenada pela Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), a iniciativa busca promover a preservação ambiental e fortalecer a geração de renda no bioma Caatinga, beneficiando comunidades rurais em todo o estado.
A chamada pública está disponível no site da SDR (www.sdr.ba.gov.br) e destina um investimento de R$ 6 milhões, com a meta de alcançar aproximadamente 10 mil famílias em 245 municípios baianos. Entre as ações previstas estão a implantação da Biofábrica da Caatinga, responsável pela produção e distribuição de 2 milhões de mudas de espécies nativas, frutíferas e forrageiras, além da criação de 10 viveiros descentralizados. Também estão previstas capacitações por meio de cursos e oficinas, voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais do bioma.
As inscrições para OSC interessadas seguem abertas até 9 de outubro e podem ser realizadas de forma digital, pelo e-mail [email protected]
, ou presencialmente, na sede da SDR, localizada na Avenida Luís Viana Filho, 2ª Avenida, nº 250, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, das 9h às 17h.
O Projeto Candeeiros da Caatinga - Fase 2 integra as diretrizes do Programa Bahia Sem Fome e reafirma o compromisso do Governo da Bahia com a agroecologia, o fortalecimento da agricultura familia e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. Segundo a SDR, a continuidade do projeto é estratégica para a preservação do bioma.