Você sabe o que são Unidades de Conservação (UCs)? Com limites territoriais delimitados, as UCs são áreas ambientais protegidas pelo poder público para garantir a preservação dos recursos naturais e biodiversidade existentes. Alagoas ganha destaque no tema enquanto um dos estados do país com maior proporção de áreas protegidas em relação à sua extensão territorial. Criadas em âmbito estadual e divididas entre os Biomas Mata Atlântica e Caatinga, 85 UCs são reconhecidas pelo Governo do Estado de Alagoas. Desse total, 10 delas são consideradas públicas e estão sob gestão do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas. São as Áreas de Proteção Ambiental, Reservas Ecológicas, Refúgio de Vida Silvestre (RVS) e Estações Ecológicas (ESECs). O gerente de Unidades de Conservação do IMA, Alex Nazário, destacou que o órgão estadual é responsável pela administração, coordenação e implementação das UCs sob responsabilidade do estado. "Promovemos ações de fiscalização para a preservação dessas áreas protegidas no estado que são de suma importância ambiental, além da implantação de programas e projetos de conservação", ressaltou Nazário.
"Um dos nossos compromissos é sensibilizar sobretudo os moradores dessas regiões para o uso sustentável dos recursos naturais e os cuidados para proteger a diversidade biológica do local", reforçou o especialista.
Incluindo as unidades sob gestão federal e municipal, é válido destacar que Alagoas contabiliza, ao todo, 103 Unidades de Conservação, sendo 88 no Bioma Mata Atlântica e 15 na Caatinga.
Também é importante pontuar que, entre as 85 UCs estaduais, 75 são Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), reconhecidas pelo estado.