Contagem regressiva para a estreia do artesanato alagoano na Paris Designer Week 2025. Na manhã da última segunda-feira (1º), o secretário de estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi/AL), Júlio Cezar, embarcou para a França, com a missão de acompanhar de perto, juntamente com a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, a participação de 23 artesãos de 11 municípios alagoanos que irão expor mais de 120 obras durante o evento.
"A nossa missão pela Europa começa agora. Nós estamos levando o melhor de Alagoas, a nossa identidade, a nossa arte e a nossa cultura. É o Alagoas Feita à Mão que tem o apoio do governador Paulo Dantas. São 11 municípios, 23 artesãos, mais de 120 peças.
Alagoas vai conquistar a França, vai conquistar a Europa. E a luz dos alagoanos, podem ter certeza, vai deixar Paris, a Cidade Luz, mais iluminada", ressalta o secretário, que espera trazer boas notícias de prospecção de negócios para a região de Alagoas no mercado internacional.
As obras que seguiram para Paris foram produzidas com apuro técnico e rigor artístico, revelando, sobretudo, a miscigenação e a potência simbólica do Brasil profundo.
"Essa internacionalização do artesanato alagoano tem relação direta, é preciso reconhecer, com o trabalho contínuo e persistente do Programa Alagoas Feita à Mão, lançado em 2015 pelo Governo do Estado de Alagoas, uma referência na valorização do fazer artesanal como política pública estruturada", destacou Júlio Cezar.
O primeiro compromisso em Paris será uma reunião com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva, na quarta-feira (3), onde acontecerá a Exposição "Héritage Culturel et Savoir-Faire", ocasião em que será entregue a "Jaqueira com meninos soltando pipa", obra doada pela mestra Sil, de Capela.
Na quinta-feira (4), haverá a exposição "CABOCO ALAGOAS FEITA À MÃO".
Além da participação destacada na Mostra Maison & Objet, o artesanato alagoano também terá vitrine internacional na Mostra Amuleto, promovida pela Apex-Brasil, onde o artesão Salvinho, da Ilha do Ferro, vai apresentar um conjunto de cabeças com pássaros multicoloridos, inspirado pela paisagem do Rio São Francisco, sua assinatura artística.