Alunos do Piauí farão intercâmbio em Portugal
Antes de embarcarem, eles foram recebidos pelo governador
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, recebeu, na sexta-feira (8), o primeiro grupo de estudantes da rede pública estadual do Piauí que embarcará para um intercâmbio de 30 dias em Lisboa, Portugal.
A viagem é parte do prêmio concedido aos vencedores do Seduckathon 2025, uma competição de inovação promovida pela Secretaria de Educação (Seduc).
A reunião teve como objetivo a apresentação oficial do cronograma para os viajantes e seus familiares, além das aulas, os participantes, durante os fins de semana, participarão de atividades turísticas e culturais para melhor aproveitar o intercâmbio.
Cada aluno e professor receberá ainda um auxílio financeiro de 200 euros para despesas pessoais durante o período. A medida visa garantir mais conforto e autonomia aos participantes.
Tecnologia
"É incrível passar um mês em Lisboa estudando tecnologia, tendo acesso a startups e a uma experiência histórica, cultural e riquíssima", comentou o governador.
"É transformador todo esse movimento que proporcionamos aos alunos na escola pública do Piauí. Infelizmente, não dá para irem todos os alunos da rede. Por isso, tem a competição que termina impactando toda a comunidade escolar", destacou Rafael Fonteles.
Durante o intercâmbio, os alunos terão acesso a trilhas formativas nas áreas de tecnologia, como programação, inteligência artificial, design gráfico, animação, robótica e produção de jogos digitais. Em Lisboa, vivenciarão uma formação educacional no Tumo, um dos espaços de educação criativa mais avançados do mundo. Toda a experiência será custeada pelo governo do estado.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou o caráter transformador da iniciativa. "Estamos vivendo uma revolução educacional no governo Rafael Fonteles, temos acelerado esse processo com escolas em tempo integral e cheias de oportunidades", afirmou.
Nesta primeira etapa, 20 estudantes de escolas públicas de tempo integral dos municípios de Pio IX, Oeiras, Teresina e Caldeirão Grande do Piauí foram selecionados. Vivenciarão uma imersão educacional voltada para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas.