Paraíba será representada em Festival de Música
Os participantes são alunos e professores do estado nordestino
Quatro ex-estudantes do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), da Paraíba, embarcam neste domingo (12) para representar o estado no 45º Festival Internacional de Música de Londrina, no interior do Paraná.
O grupo permanece na cidade até o encerramento do evento, no dia 20 de julho. Esta é a terceira participação consecutiva do Prima no festival, considerado um dos mais relevantes e antigos do país no gênero.
Katilly Joyce, Everton Praxedes, Joelinton Nunes e Marley Dias foram alunos do Prima quando cursavam o ensino médio na rede estadual e, atualmente, são formados na área de música. Hoje, eles integram o corpo docente do programa e serão regidos no festival por Rainere Travassos.
"Os instrumentistas são todos egressos do Prima. Entraram jovens, aprenderam lá, hoje são formados, professores, tocam em orquestras. É uma demonstração da potência do programa na transformação das vidas de nossos estudantes", destacou Milton Dornellas, diretor de gestão. Além da trajetória inspiradora, os quatro músicos também atuam como multiplicadores do conhecimento que receberam, dando aulas a adolescentes em cidades como João Pessoa, Patos, Bananeiras, Santa Rita, Picuí e Campina Grande. A atuação deles reforça o caráter descentralizado do Prima, que chega a diferentes regiões do estado. "É uma experiência rica, que fortalece ainda mais a trajetória de nossos artistas", completou.
O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, ressaltou que o Prima é uma política pública idealizada pelo Governo da Paraíba e que já coleciona conquistas em mais de uma década de atuação. Ele também destacou a importância da atual gestão na promoção da circulação de artistas locais em palcos nacionais. "É mais uma importante possibilidade de sair do estado, trocar experiências com outros ambientes, outros artistas do Brasil e do mundo", afirmou.
Pedro comentou ainda o esforço coletivo para viabilizar a participação dos músicos. "É motivo de muito orgulho ver que o Prima tem alcançado esse protagonismo em festivais de música como o de Londrina", concluiu.
Atualmente, o Prima está presente em 14 municípios e oferece aulas para 19 instrumentos.