Ceará em missão por investimentos árabes

Consórcio Nordeste busca atrair aplicações do país na região

Por

Com o objetivo de atrair investimentos para a região Nordeste em áreas como infraestrutura, energias renováveis, inovação e turismo, iniciou-se na última sexta-feira (23) uma missão oficial ao Oriente Médio promovida pelo Consórcio Nordeste, ApexBrasil e Banco do Brasil. A agenda se estende até o dia 30 de maio e contempla visitas às cidades de Riad, na Arábia Saudita; Doha, no Catar; e Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Ceará está representado pela vice-governadora Jade Romero, que levará projetos estratégicos do Estado para apresentação a investidores dos países visitados. Além do Ceará, os demais estados nordestinos também terão suas propostas apresentadas aos investidores da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes.

"Nosso estado possui um ecossistema robusto de inovação, com forte produção de conhecimento e políticas consistentes de atração de investimentos, o que nos torna competitivos no desenvolvimento de novas tecnologias e no fomento à inovação. Estamos levando as potencialidades do Ceará para o mundo, fortalecendo o diálogo com investidores e mostrando que o Nordeste está pronto para grandes oportunidades. Nosso compromisso é gerar emprego, renda e inclusão social para o povo cearense", destacou Jade Romero.

A missão ao Oriente Médio marca um novo momento nas relações entre o Nordeste brasileiro e os países árabes, inserida na estratégia de ampliação da presença internacional das economias nordestinas, na expansão das exportações para esses mercados e na inserção das empresas da região em cadeias produtivas globais.

"O Nordeste já mantém relações com países árabes, mas queremos ampliar e fortalecer esses laços institucionais e comerciais. Esta missão é uma oportunidade de apresentar o potencial competitivo do Nordeste, um território estratégico em termos de localização e produção de energias renováveis, para atrair investimentos que gerem renda, empregos e desenvolvimento regional", ressaltou o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Além do Consórcio Nordeste, participam da missão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Banco do Nordeste e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).