Ceará impulsiona crescimento industrial
Estado registra 4º maior desenvolvimento anual de todo o Brasil
A indústria cearense alcançou o maior crescimento nacional no primeiro trimestre de 2025, registrando um aumento de 3,5%. Esse desempenho da média móvel do Ceará supera significativamente o resultado do setor a nível nacional, que ficou em 0,4%, e o do Nordeste, que apresentou queda de 2,6% no mesmo período. Com esse crescimento, a indústria do Ceará ficou à frente de estados importantes como Rio de Janeiro (2,4%), Espírito Santo (1,2%) e São Paulo (1,1%), segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional.
Segundo Danilo Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e responsável pela operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), o Governo do Ceará, sob a liderança do governador Elmano de Freitas, tem intensificado políticas de incentivos fiscais e patrimoniais. Essas políticas, implementadas no início deste ano, já atraíram mais de R$ 9,4 bilhões em investimentos privados, que devem gerar mais de 7 mil empregos diretos para a população cearense nos próximos anos.
No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará também apresentou excelente desempenho, com um crescimento de 5,2%, o quarto maior do país. Esse resultado é três vezes superior ao observado no Nordeste (2,5%) e quase o dobro da média nacional (3,1%). Os setores que mais se destacaram foram o têxtil, com alta de 36,4%, produtos de metal (24%), produtos químicos (21,6%) e metalurgia (18,3%).
Domingos Filho, titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), destaca que esses números refletem o empenho da gestão do governador Elmano de Freitas na implementação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da indústria local. "Os industriais cearenses contam com total apoio da SDE para inovar e ampliar seus investimentos. O objetivo é ultrapassar esses índices, atraindo novos investidores para o Ceará, que oferece vantagens estratégicas como infraestrutura moderna, condições climáticas favoráveis, o Porto do Pecém e uma localização geográfica privilegiada, fatores essenciais para o desenvolvimento econômico sustentável do estado", afirmou.
O avanço industrial do Ceará faz parte de um cenário mais amplo de crescimento econômico.