Programa Cisternas lançado em Sergipe
Pautado pelo princípio de que a água é um direito de todos, o Programa Cisternas, do governo federal, atende populações alocadas em regiões com menor acesso ao recurso, como o sertão e o semiárido. Em Sergipe, a iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania.
Destinado a entidades privadas sem fins lucrativos e/ou cooperativas de trabalho ou de produção credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome o programa construirá 1.309 cisternas, alcançando os municípios de Canindé de São Francisco, Feira Nova, Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso, Gararu, Itabi, Nossa Senhora Aparecida, Canhoba, Telha, Nossa Senhora de Lourdes, Ribeirópolis Frei Paulo e Pedra Mole. Entre as soluções previstas estão as cisternas de placas com capacidade para 16 mil litros, que possibilitam o uso da água para produção de alimentos e dessedentação animal.
A ação contempla ainda a participação ativa das organizações em todas as etapas de implementação, reforçando o conceito de tecnologia social como instrumento de cidadania, inclusão e desenvolvimento sustentável.