Turismo internacional cresce 39% no Ceará em 2025

Crescimento é impulsionado pela diversificação das rotas

Por

O Ceará vive um momento de crescente destaque no cenário turístico internacional. De acordo com os dados mais recentes, o estado recebeu 39,16% mais turistas internacionais no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 24.727 visitantes vindos do exterior em voos diretos, contra 17.769 em 2024, evidenciando um salto significativo e refletindo a consolidação do estado como destino global.

Esse crescimento expressivo já representa mais de um quarto da totalidade da demanda internacional registrada em 2024, o que aponta para um fortalecimento contínuo do setor. O número crescente de turistas internacionais, que buscam o Ceará como destino, é um reflexo da diversificação das rotas aéreas e da origem dos turistas. A Europa segue como o principal mercado emissor, com 64,62% do total de turistas, mas outras regiões, como a América do Sul (25,11%) e a América do Norte (9,02%), têm conquistado uma participação significativa.O aumento na demanda também pode ser atribuído à ampliação da malha aérea do estado, que, recentemente, passou a contar com novos voos diretos para destinos estratégicos como Miami, Orlando, Buenos Aires, Guiana Francesa, Lisboa e Santiago. Esses novos destinos têm sido fundamentais para ampliar o alcance do Ceará, atraindo turistas de mercados antes pouco explorados.

Segundo o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, o crescimento do turismo internacional é fruto de um esforço conjunto do governo estadual para promover o Ceará no exterior, além de aumentar a conectividade aérea do estado. "Como destaca o governador Elmano de Freitas, estamos comprometidos em tornar o Ceará uma referência mundial em turismo sustentável, competitivo e inclusivo", afirmou Bismarck.

Os principais países emissores de turistas para o Ceará incluem Portugal (21,48%), Argentina (19,27%) e Estados Unidos (8,53%). Além disso, outros países europeus como Itália, França, Alemanha e Reino Unido também aparecem entre os maiores emissores. Dados da Polícia Federal indicam que 90,26% dos turistas internacionais chegaram ao Ceará por via aérea, enquanto 9,74% desembarcaram no estado por meio de cruzeiros marítimos.