Maranhão usa IA na segurança local

Por

A Secretaria da Segurança Pública do Maranhão tem investido em soluções inovadoras para prevenir e reprimir a criminalidade. Na Grande Ilha, região com população estimada em 1,5 milhão de habitantes, a inteligência artificial vem transformando a estratégia de monitoramento e resposta policial. Como resultado, só com o uso da tecnologia, mais de 200 veículos furtados, roubados ou clonados foram recuperados.

"Estamos sempre realizando investimentos robustos para modernizar e fortalecer a segurança do Maranhão. Sob a liderança do governador Carlos Brandão, temos adotado as melhores estratégias para assegurar a proteção do povo maranhense. A inteligência artificial é um exemplo desse avanço, acompanhando o que há de mais moderno em tecnologia para otimizar o monitoramento, a prevenção e a resposta rápida às ocorrências", elencou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

O uso da inteligência artificial na Grande Ilha vem se expandindo desde 2022 e está agregado ao parque de videomonitoramento existente no estado, que conta, atualmente, com cerca de 400 câmeras PTZ, que têm rotação de 360°, câmeras OCR, especializadas na leitura de placas de veículos, e câmeras fixas, que garantem monitoramento contínuo em pontos estratégicos.

A inteligência artificial que auxilia na recuperação de veículo e captura de criminosos é operada pelo Centro de Operações de Segurança (Ciops) e funciona da seguinte forma: um operador de vídeo alimenta e atualiza o sistema com informações sobre veículos furtados, roubados, clonados, com placas adulterados ou em situação de apropriação indébita.