Alagoas terá três novas escolas indígenas

Por

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas vai entregar três novas escolas indígenas em fevereiro. A medida valoriza a Educação Indígena e atende antigas reivindicações das comunidades, somando um investimento de quase R$ 12 milhões. A primeira entrega será nesta quinta-feira (6), em Água Branca, às 11h.

Três povos serão beneficiados com as novas escolas: Kalankó, com a Escola Indígena Francisco Higino da Silva, em Água Branca; Karuazú, com a Escola Indígena Antônio José da Silva, em Pariconha; e Aconã, com Escola Indígena José Saraiva Irmão Suraconã, em Traipu.

"As três unidades ampliam para 19 o número de escolas indígenas na rede estadual e mostram o compromisso do Governo de Alagoas com a educação indígena e o respeito às tradições e costumes dos povos originários", destaca a secretária Roseane Vasconcelos.

A primeira unidade a ser entregue será a Escola Indígena Francisco Higino da Silva, em Água Branca. Na vizinha Pariconha, o contemplado foi o povo Karuazú: a Escola Indígena Antônio José da Silva, no povoado Campinhos, será inaugurada na próxima segunda-feira (10). Em Traipu, a construção da Escola Indígena José Saraiva Irmão Suraconã, para o povo Aconã, é a concretização de um sonho e da luta de 20 anos da comunidade. A unidade leva o nome do antigo cacique Saraiva Suraconã, que, em vida, sonhou e lutou pela construção desta escola. A entrega está agendada para o dia 19.