Por:

Alagoas debate transição energética

O Conselho Estadual de Política Energética realizou, nesta segunda-feira (16), a 53ª Reunião Ordinária, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Presidida pela secretária Alice Beltrão, a sessão discutiu ações para o segmento energético alagoano e os avanços do setor no estado.

Um dos principais temas foi a Chamada Pública Estadual do Biometano da Algás. O edital prevê o suprimento em base firme a partir de 2026, com uma quantidade mínima de 2.000 m³/dia, por um período mínimo de cinco anos.

O Diretor Técnico e Comercial da Algás, Fábio Morgado, destacou que a Chamada Pública ocorrerá em abril próximo, ampliando as perspectivas de descarbonização para a sociedade, com o objetivo de impulsionar a transição energética em Alagoas.

Os técnicos Ruan dos Santos e Maurício Ribeiro, da Origem Energia, abordaram a "Estocagem do Gás Natural em Alagoas", apresentando estudos que podem otimizar nacionalmente o uso do energético para uma transição energética mais segura.

A sessão também contou com apresentações sobre a "Economia do Mar", conduzida pelo Comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, Capitão de Fragata Rodrigo Ribeiro Gonçalves Garcia, o Coronel PM Gerônimo Carlos do Nascimento e o professor Luiz Ângelo Albuquerque Cavalieri, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.