O município de Alagoa Grande, localizado no Brejo paraibano, mantém sua posição de destaque como principal produtor de fava no Estado. Esse sucesso se deve, em grande parte, ao suporte ofertado pelo Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).
A assistência da empresa inclui técnicas de cultivo aprimoradas, orientações para a melhoria da produtividade e apoio a recursos e tecnologias agrícolas. Essas ações têm contribuído para fortalecer a economia local e promover o desenvolvimento da agricultura familiar na região, consolidando Alagoa Grande como um polo de referência na produção de fava Paraíba.De acordo com o extensionista Paulo Luís dos Santos, da Gerência Operacional da Empaer local (Goper), em 2023, conforme dados da IBGE e Embrapa, foram colhidas 300 toneladas de grãos somente no município, enquanto em 2021 e 2022 a colheita foi de 240 toneladas.
A produção da safra deste ano ainda não foi concluída, mas a estimativa é que chegue a 320 toneladas. Paulo informou que grande parte dos mais de 5 mil agricultores familiares de Alagoa Grande recebem assistência técnica de forma contínua da Empaer e cultivam várias espécies de fava consorciadas com a cultura do milho e em regime de sequeiro. No entanto, as variedades mais destacadas e conhecidas no município são a Manteiga, a Lavadeira branca e a Lavadeira rajada. Na Paraíba, 123 municípios trabalham com o cultivo da fava. Afora Alagoa Grande, que há anos lidera o ranking de maior produtora do desse grão, destacam-se os municípios de Mogeiro, Queimadas, Campina Grande, Massaranduba e Esperança.