Por:

Turismo na Bahia cresce 12,6% no 2º trimestre

O volume das atividades turísticas na Bahia teve um crescimento expressivo de 12,6% no segundo trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Esse resultado foi o mais alto entre os estados brasileiros, superando a média nacional, que registrou um aumento de 2,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e estão no Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, produzido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em parceria com a Secretaria de Turismo do estado. O boletim destaca o aumento no fluxo de passageiros nos principais aeroportos da Bahia, como Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista, que avançou 8,7% no segundo trimestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado pela movimentação registrada em três dos quatro aeroportos analisados. Durante esse período, cerca de 2,3 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos baianos.

Além disso, as rodovias baianas, administradas por três concessionárias, registraram um incremento de 6% no fluxo de veículos, com aproximadamente 1,1 milhão de veículos em trânsito. Esse aumento reflete a expansão no fluxo de pessoas e bens pelo estado, destacando o dinamismo do setor de turismo, que vai além do transporte aéreo.

A arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gerado pelas atividades turísticas na Bahia alcançou R$ 1,2 bilhão no segundo trimestre de 2024, um crescimento de 23,5% em relação ao mesmo período de 2023. Esse avanço foi sustentado principalmente por 86% das atividades investigadas, o que demonstra a força econômica do setor para o estado.

Outro indicador positivo foi a taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador, que alcançou 56,9% no segundo trimestre de 2024, superando a marca do ano anterior (56,3%). Esse resultado, que é o segundo melhor desde o início da série histórica em 2014, reflete a recuperação do setor hoteleiro, beneficiado pelo aumento no fluxo de turistas e eventos realizados na capital baiana. O setor de turismo gerou 1.354 novos postos de trabalho com carteira assinada no segundo trimestre de 2024. Os segmentos de restaurantes e serviços de alimentação ( 601 vagas), transporte rodoviário de táxi ( 162 vagas) e hotéis ( 160 postos) foram os principais responsáveis por essa ampliação.