A primeira Sala Lilás instalada em um terminal rodoviário do país chegou à marca de mais de 2.600 mulheres atendidas, seja por meio da busca ativa, seja com atendimento pela equipe de técnicas. A Sala Lilás da Arsal completou um ano de funcionamento em agosto e apresentou um panorama à diretoria da agência com as atividades do período.
Segundo os dados, foram realizados 543 atendimentos, sendo 316 de mulheres vítimas de violência que receberam acolhimento psicológico, jurídico e social. Durante o atendimento, as vítimas receberam acompanhamento e foram encaminhadas para a rede de apoio de combate à violência contra a mulher do Estado.
A exemplo das estatísticas nacionais, as agressões são cometidas, em maioria, por maridos, ex-maridos, ex-namorados e ex-companheiros. Apesar da violência contra mulher ser mais perceptível quando se trata de violência física, a Sala Lilás da Arsal registrou 279 casos de violência psicológica, 143 denúncias de violência física, além de 104 casos de violência moral.
Outro diferencial da sala neste primeiro ano foi o número de 231 atendimentos on-line e 312 presenciais, incluindo vítimas de outros estados.
A Sala Lilás da Arsal presta atendimento, presencial e on-line, para mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. O atendimento presencial acontece na rodoviária, e on-line, via WattsApp, de número 82 98833-4250. A equipe da Sala também tem realizado buscas ativas em comunidades vulneráveis da capital.