Em 2024, o setor de turismo em Sergipe apresenta um crescimento notável em comparação aos demais estados brasileiros. O estado, conhecido como o "país do forró", registrou uma variação acumulada de 6,5% em julho, em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho coloca Sergipe como a quarta maior variação do Brasil e a maior da região Nordeste. Os dados foram levantados pelo Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio/SP) e compartilhados com o Núcleo de Comunicação e Inteligência da Fecomércio/SE.
A principal razão para esse desempenho positivo é a reestruturação das políticas públicas voltadas ao fomento do turismo, implementadas pelo governo estadual por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). A gestão da pasta tem se concentrado em promover o destino Sergipe nos principais mercados emissores de turistas do Brasil, com ações direcionadas à promoção do estado.
De acordo com o governador Fábio Mitidieri, o protagonismo de Sergipe no turismo do Nordeste é resultado de uma série de ações estratégicas que têm fortalecido o setor no estado. Entre essas ações estão os investimentos governamentais para impulsionar o turismo local, como a ampla divulgação do estado em feiras nacionais, a criação de um calendário de eventos que mantém a economia ativa durante todo o ano e as parcerias com a iniciativa privada. "Esses esforços têm projetado Sergipe como um destino emergente no cenário turístico nacional, e estamos felizes em ver que nossa gestão tem contribuído significativamente para isso", disse o governador.
Outro fator fundamental apontado por Mitidieri para o crescimento do turismo é o investimento contínuo em segurança pública. Sergipe foi eleito o estado mais seguro do Nordeste, conforme pesquisa realizada pela Revista Veja, baseada em dados do Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública (Sinesp) de 2023. O levantamento mostrou que o estado possui a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes da região, com 19,59 homicídios. O governador destacou que a segurança é um fator essencial para a escolha de destinos turísticos. "Estamos empenhados, junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em seguir reduzindo os índices de criminalidade, o que fortalece Sergipe como um destino seguro e confiável para os turistas.