O Hospital da Mulher, em Maceió, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e referência na atenção à saúde da mulher e na assistência materna, celebra 5 anos de inauguração neste domingo (29). A unidade hospitalar, que foi referência no atendimento às vítimas da covid-19, contabiliza 57.934 mil atendimentos realizados, nessa meia década de funcionamento.
Do total de atendimentos, são 29.757 internações, 11.382 procedimentos cirúrgicos e 576.174 exames. No âmbito da assistência obstétrica, a Maternidade do HM foi a responsável pelo nascimento de 19.332 pequenos alagoanos, desde a inauguração, em 2019.
A diretora geral Yarin Rocha, relembra que, nos últimos anos, a unidade cresceu e implantou serviços importantes para os alagoanos. Além de contar com os Ambulatórios de Endometriose e Planejamento Reprodutivo, a unidade é a executora dos Projetos Respirar e do Plano Emergencial de Oncologia.
"É com muita alegria que, nestes 5 anos, atendemos milhares de alagoanos, oferecendo serviços importantes para a assistência em saúde. Durante a Pandemia de Covid-19, o HM salvou mais de mil de vidas e, além de projetos inovadores, como o Ambulatório de Planejamento Reprodutivo, também contamos com uma Sala de Apoio à Amamentação e a Área Lilás, que é referência no Estado para assistir as vítimas de violência", ressalta Yarin.