Por João Carlos Silva*
O Libano encanta todos nós. Suas belezas e riquezas deixam o mundo mais belo. Com tudo isso, generoso povo libanês enfrenta o caos e o medo pela guerra infiltrada.
Ouço o experiente consultor Khalil Karam narrar os acontecimentos. Vejo em seus olhos toda emoção de um verdadeiro patriota. Famílias que escolheram o Brasil como morada oram pelos seus. Na terra do Cedro digno, uma paz que pouco existe. Os interesses estão acima da vida humana. Não pode ser assim.
Karam viaja o mundo para integrar seu povo , sua cultura , suas belezas, nos corações das pessoas. O Libano decente precisa de paz de todo o mundo. Seu povo é esplêndido e trabalhador. O Brasil sabe muito bem disso. Em determinados momentos vemos influentes descendentes de libaneses pregando uma palavra otimista pelo Brasil e pelo mundo.
Querem um Libano caminhando em paz. É uma esperança que antepassados sempre tiveram , buscaram. Os olhos marejados de lágrimas do povo libanês faz o cotidiano dos que aqui estão. Milhares deles com suas atenções para terra do Cedro. Lá estão suas raízes. A terra verdejante recebe os pingos de lágrimas de um povo dos mais magníficos.
O Libano não é para chorar em sua terra. O Libano é para sorrir ao horizonte como um raiar de sol brilhante nas montanhas. Essa luz nunca vai se apagar . Só irá ter seu fim quando Deus envelhecer.
*Articulista e consultor. Foi Assessor Ministerial na Presidência da República.