A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) inicia na próxima quarta-feira (7) em Salvador e se estenderá até o dia 11 de agosto. Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a Flipelô é um dos principais eventos culturais da Bahia e tem como objetivo celebrar a literatura e a cultura baiana, além de promover a obra de Jorge Amado. O evento gratuito acontecerá em 153 locais públicos e privados no Centro Histórico da cidade.
Inspirada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a Flipelô teve sua primeira edição em 2017. "Desde 2017, a Flipelô é um sucesso e, oito anos depois, já consolidada, ela é muito importante não só do ponto de vista educativo e cultural - de trazer a literatura, o livro e a arte no espaço do Pelourinho, que é a primeira capital do nosso país e um centro histórico importante até mundialmente - mas também de fomentar financeiramente e economicamente esse espaço. Toda a comunidade do Pelourinho se envolve na festa, se interessa pelo evento e pratica atividades da Flipelô em seus próprios espaços", disse Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.
Nesses oito anos, a Flipelô também se revelou como um incentivo para as editoras baianas e para o surgimento de novos escritores. "É importante uma festa literária nesse estado justamente para potencializar a criação literária, fazer com que os jovens, as crianças e os estudantes tenham acesso a autores e que esses autores dividam com eles como é esse percurso da criação e como é esse caminho de você criar, você ter o dom e você conseguir concretizar isso através da publicação dos seus livros, da sua arte, da sua obra", falou a diretora-executiva.
Raul
Neste ano, a Flipelô homenageará o cantor e compositor Raul Seixas, conhecido como o pai do rock brasileiro. Seixas, que foi admirador de Jorge Amado, será celebrado com uma exposição coletiva intitulada "Metamorfose Ambulante - Uma Jornada no Universo de Raul Seixas", que será exibida no Museu Eugênio Teixeira Leal. A programação também incluirá a Rota Gastronômica Amados Sabores, onde estabelecimentos do Centro Histórico oferecerão pratos e sobremesas inspirados nas canções de Raul Seixas.
"A homenagem a Raul Seixas veio na medida em que Raul é uma personalidade que, assim como Jorge Amado, levou um pouco dessa energia criativa do baiano e obteve um reconhecimento mundial com sua arte. E assim como Jorge Amado, ele foi uma pessoa que pensou e criou a partir da realidade humana e social - e tinha também uma linguagem de protesto, como a de Jorge Amado em certo sentido foi, trazendo como protagonistas pessoas normais e comuns do povo. No caso de Raul, indo mais além, falando também da grandiosidade do ser humano, de onde veio e sobre sua missão na terra", falou Angela Fraga.
A cerimônia de abertura contará com o show de Carlos Eládio, antigo companheiro de Raul Seixas, e terá a participação especial de Vivi Seixas, filha do cantor. A programação da Flipelô inclui a presença de 146 escritores nacionais e cinco internacionais, além de 352 artistas em diversas linguagens. Entre as atividades estão mesas redondas, lançamentos de livros, saraus, apresentações teatrais e musicais, e uma rica programação infantil.