Por:

Alagoas corre risco de deslizamentos

Desde segunda-feira (6), chuvas intensas têm sido registradas em Alagoas, provocando elevação nos volumes dos rios em todo o estado. Em resposta a essa situação, a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiram um alerta hidrológico nesta terça-feira (7), preocupadas com o potencial de transbordamento dos rios que cortam a região.

O alerta abrange os municípios de Coruripe, Jequiá da Praia, Feliz Deserto, Joaquim Gomes, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Maceió, Marechal Deodoro e Pilar. Segundo informações da Defesa Civil, os rios Jequiá e Conduípe já apresentam pontos de transbordamento em Jequiá da Praia e Feliz Deserto. Além disso, riachos como Jacarecica e Silva estão em elevação, com possibilidade de transbordamento nas próximas horas.

A elevação no volume de água também é observada nos rios Coruripe e Piauí, devido ao escoamento das águas a montante. A maior laguna do estado, a Lagoa Manguaba, localizada entre Pilar e Marechal Deodoro, também está com níveis elevados. Na manhã desta terça-feira, o nível da lagoa alcançou 210 centímetros, próxima à cota de transbordamento, que é de 270 cm em Marechal Deodoro.

A Semarh emitiu um alerta na noite anterior, apontando a persistência das chuvas até quarta-feira (8). Os acumulados mais significativos estão concentrados na porção norte do litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió e a Zona da Mata alagoana. Nas demais regiões, como o Agreste e Baixo São Francisco, também são esperados elevados acumulados de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para o estado, incluindo um amarelo para o sertão alagoano e três de perigo, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios em áreas de risco.