Por:

Competição de tecnologia reúne alunos da rede pública

Estudantes encaram desafio da transformação educacional por meio da tecnologia | Foto: GOV-PI

O Seduckathon, principal competição de programação do Brasil para alunos da rede pública estadual, teve início nesta quarta-feira (24) no Centro de Convenções de Teresina (CCT). Dez equipes classificadas para a fase final participaram do primeiro dia do desafio.

Promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), o evento inaugural conta com três dias de intensa atividade. Os estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos enfrentarão o desafio de aprimorar projetos que visam melhorar a rotina escolar por meio de soluções práticas.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do evento como uma oportunidade para os alunos demonstrarem seu potencial criativo e tecnológico. Os projetos desenvolvidos visam resolver diversos desafios educacionais, como transporte escolar, alimentação, gestão, leitura e inclusão social.

"É realmente um evento histórico. O Seduckathon é uma maratona de programação onde os estudantes vão apresentar projetos que foram pensados e elaborados para resolver desafios que envolvem transporte escolar, alimentação, gestão, leitura, inclusão social, saúde mental, dentre outros. E, ao final, os seis times vencedores irão para intercâmbio educacional nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Então, é realmente uma oportunidade única para esses jovens apresentarem seus conhecimentos", explicou o gestor.

As equipes, compostas por cinco estudantes e um professor orientador, serão avaliadas por um corpo de jurados. Na sexta-feira (26), serão anunciados os seis projetos vencedores. Quatro equipes terão a oportunidade de participar de um intercâmbio educacional nos Estados Unidos, enquanto outras duas viajarão para a Coreia do Sul.

O professor Drew Weymouth, da Worcester Technical High School, elogiou o investimento em educação e tecnologia feito pelo governador Rafael Fonteles. Ele expressou sua honra em participar do evento e elogiou o esforço dos estudantes.

Um dos finalistas, Artur Silva, do Ceti Raimundinho Andrade, em Campo Maior, comentou sobre o projeto "Seduc Guard", que propõe melhorias na segurança escolar. Ele expressou confiança na equipe e compartilhou a emoção de estar na competição e se preparar para o intercâmbio.

O Seduckathon não só promove a excelência acadêmica, mas também oferece oportunidades únicas de aprendizado e crescimento pessoal para os alunos da rede pública estadual de ensino.