Por:

Ceará cria bot para registro de empresas

O Ceará se tornou o primeiro estado brasileiro a implementar a abertura de empresas por meio do WhatsApp. O serviço, batizado de "Empresa Mais Simples: Abre no Zap", foi anunciado pelo governo estadual durante reunião do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, realizada no Palácio da Abolição.

O governador Elmano de Freitas enfatizou que a iniciativa visa desburocratizar os processos e proporcionar maior facilidade e eficiência aos empreendedores locais. "No caso do Ceará, quase um milhão de empresas são de pequenos negócios. Dessas, a ampla maioria forma a grande parte dos empregos no estado. Isso também favorece oportunidades de emprego para o nosso povo", afirmou.

A novidade é uma expansão do Programa Empresa Mais Simples, conduzido pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Desde 2016, a Jucec tem trabalhado para tornar os processos de abertura de empresas mais acessíveis e ágeis.

A presidente da Jucec,Carolina Monteiro, destacou que a inovação busca promover eficiência e agilidade nos processos. "Antes, tínhamos uma realidade que pra abrir uma empresa no Ceará era uma saga que demorava de 145 a 200 dias. Hoje, com o Empresa Mais Simples, esse processo é automático. Acreditamos que a inovação promove a eficiência, por isso a utilização da ferramenta do WhatsApp vem para unir todo esse esforço que foi feito lá atrás. O WhatsApp é usado por todo mundo, sendo o Brasil o terceiro país em utilização dessa ferramenta", detalhou.

O serviço pode ser acessado através do número (85) 3108-2920 no WhatsApp, exigindo também que o usuário tenha uma conta Gov.br, como no Portal de Serviços. O processo de abertura de empresas é guiado por um bot no aplicativo de mensagens, através de uma conversa simples, abrangendo desde a obtenção do contrato social até as inscrições tributárias.