Por:

Maranhão lança programas contra o analfabetismo

Compromisso Nacional visa esforço conjunto entre estados contra o analfabetismo | Foto: Gilson Teixeira/Gov-MA

O governo do Maranhão lançou nesta segunda-feira (22) o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Maranhão Alfabetizado. O objetivo é superar o analfabetismo de crianças, jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada conta com a adesão dos 217 municípios do Maranhão e foca na erradicação do analfabetismo em todas as faixas etárias. Em um regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, o CNCA visa garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2° ano do ensino fundamental.

Na primeira fase, 20 cidades serão contempladas, visando à alfabetização de aproximadamente 600 mil pessoas no estado. Os municípios de São Luís e Imperatriz foram selecionados para implementar o programa, recebendo ações direcionadas à alfabetização.

Já o Programa Maranhão Alfabetizado, uma iniciativa do governo estadual, integra as ações do pacto pelo fortalecimento da aprendizagem, estabelecido pelo decreto nº 34.649 de 2 de janeiro de 2019. A medida, parte da política educacional Escola Digna, reforça a colaboração com os 217 municípios maranhenses visando à melhoria dos indicadores educacionais.

O professor Elias Filho, articulador pedagógico em Água Doce, disse que as novas ações vão fortalecer a alfabetização das crianças até o terceiro ano da educação básica. "O Maranhão tem crescido muito na busca de melhores índices de educação e com certeza esse compromisso vai contribuir muito com as nossas políticas de alfabetização".

Além disso, o compromisso estende-se à recomposição das aprendizagens, com uma atenção específica à alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano, que foram afetadas pela pandemia. O objetivo central desses programas é promover a inclusão e o desenvolvimento educacional, visando um futuro mais igualitário e educacionalmente robusto para as gerações futuras.

"Tenho sempre dito que a educação é o caminho para transformar a vida das pessoas. O primeiro passo dessa transformação será alfabetizar as 600 mil pessoas que ainda precisam ser alfabetizadas no nosso estado. Com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, vamos unir forças com os prefeitos e com os professores que estarão à frente desse processo para conseguirmos erradicar o analfabetismo do Maranhão", afirmou o governador Carlos Brandão.