Por:

Projeto coleta seis toneladas de recicláveis

Durante os quatro dias da Micareta de Feira de Santana, quase seis toneladas de resíduos recicláveis foram coletadas. Com apoio do governo da Bahia, o projeto pioneiro Micareta Sustentável e Solidária atuou na coleta de latas de alumínio e plástico, beneficiando 360 catadores e catadoras.

A iniciativa, executada pela Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Municípios Vizinhos (Artemares) e a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama), incluiu a distribuição de kits de equipamentos de proteção individual e fardamento, além de orientação sobre segurança no trabalho e técnicas de separação de materiais.

Todo o material coletado foi levado para a Central de Valorização e Inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis, montada próximo ao circuito da festa, evitando a atuação de atravessadores e garantindo preços justos.

A ação é similar ao Eco Folia Solidária, realizado no Carnaval de Salvador. Sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O apoio às cooperativas incluiu a distribuição de equipamentos como prensas elétricas, balanças, carrinhos elétricos e triciclos. "Esse apoio às cooperativas é exemplo do fortalecimento dessa política, que impacta diretamente na vida dos catadores de material reciclável e no meio ambiente", disse Davidson Magalhães, secretário da Setre.

Na semana passada, a Setre entregou três equipamentos à Associação Gota de Óleo (AGO), em Eunápolis, no sul da Bahia: uma prensa para papel/papelão, pet e similares, um carro elétrico compacto e uma balança eletrônica.