Por:

Projeto auxília o acesso ao título de eleitor

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em colaboração com o Tribunal Regional do Trabalho (TRE), promoveu uma ação para simplificar o processo de obtenção do título de eleitor para estudantes entre 18 e 20 anos da rede pública estadual. A atividade ocorreu esta semana e teve como cenário o Centro de Excelência Prof. Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, onde os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o sistema eleitoral.

O evento começou com uma palestra ministrada pela diretora do Cartório Eleitoral de Lagarto, seguida pela disponibilização de uma unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral para emissão dos títulos. Estudantes de seis instituições de ensino estaduais da região participaram.

"Os estudantes são nossos futuros representantes e têm o poder de mudança. O futuro está com nossos jovens. É importante que eles tenham a consciência e a parte prática. Foi um evento enriquecedor para o fortalecimento da cidadania", afirmou a chefe do Cartório da 12ª Zona Eleitoral de Sergipe, Amanda Melo.

Joelma Santos de Jesus, aluna do Centro de Excelência Professor Claudio Monteiro, do povoado Brasília, em Lagarto, ficou entusiasmada com a possibilidade de tirar o título eleitoral de forma mais acessível. "Sou muito grata a todos que trouxeram nossa escola para esta ação. Como moro em povoado, deslocar até a sede para tirar o título é um pouco complicado. Agora posso votar e exercer meu direito de cidadã".

O Programa Estadual de Educação Cidadã - SerCidadão - liderado pela Seduc, através do governo de Sergipe visa formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. As dinâmicas são voltadas ao fortalecimento do processo de formação e participação cidadã de crianças e jovens.