Por:

Indústria no Ceará cresce 14,3% em 2024

A produção industrial do Ceará em fevereiro de 2024 registrou um crescimento de 14,3% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).. Esse desempenho notável não apenas ultrapassou a média nacional de 5%, mas também superou a região Nordeste, que cresceu 2,8%.

No que se refere ao acumulado de 2024, se comparado ao igual período de 2023, a indústria cearense registrou crescimento de 8,8% no primeiro bimestre de 2024. O desempenho superou a média nacional, cuja variação foi de 4,3% nos meses de janeiro e fevereiro do ano atual.

De acordo com os dados da pesquisa, o avanço foi impulsionado pelos setores de metalurgia (42,2%), confecção (39,2%) e calçados (27,9%). Com esse resultado, Ceará ocupa a 4ª colocação no ranking nacional no que se refere ao crescimento industrial do Brasil em 2024.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho atribuiu esse sucesso a um esforço colaborativo entre diversas entidades governamentais.

"Esse esforço coletivo e incansável para o crescimento e sustentabilidade das indústrias, seja por meio das políticas do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) ou do acompanhamento de perto para solucionar os entraves das empresas que aqui aportam, tem potencial de transformar o Ceará em um dos estados com melhor índice de desenvolvimento humano do Nordeste nos próximos anos", destacou.

Além do suporte da Secretaria Executiva da Indústria, o governo estadual tem implementado políticas específicas para o setor, através do FDI operado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.