Por:

Ceará e China firmam parceria em cardiologia

Na busca por aprimorar os serviços de cardiologia na rede pública de saúde, o governo do Ceará estabeleceu uma parceria estratégica com a China. O acordo, firmado nesta segunda-feira (15) no Palácio da Abolição, em Fortaleza, visa promover a cooperação entre o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e o Hospital Universitário Cardiovascular de Xiamen.

A parceria surge após a visita do governador do Ceará, Elmano de Freitas, à China em setembro de 2023, onde reconheceu a capacidade do Hospital de Xiamen em pesquisa e desenvolvimento de equipamentos médicos.

O objetivo da colaboração é promover o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias entre as instituições de saúde, visando aprimorar diagnósticos, tratamentos, gestão médica, pesquisa científica e capacitação profissional na área de cardiologia.

O Hospital de Messejana se destaca na área de cardiologia a nível nacional, contando com uma equipe de mais de 3.600 profissionais. Além disso, o HM é o segundo maior hospital do Brasil em transplantes cardiovasculares, com um total de 533 procedimentos realizados, e 54 transplantes pulmonares. Enquanto isso, o Hospital Universitário Cardiovascular de Xiamen realiza anualmente mais de seis mil cirurgias cardíacas e atende a uma média de 200 mil pacientes por ano.

"Espero que essa iniciativa de profissionais trocando experiências possa avançar para termos colaboração em pesquisa e possibilidades de equipamentos, para prestar um melhor serviço de saúde à população cearense", afirmou Freitas.

O Ceará enviou um profissional do Hospital de Messejana para o Hospital de Xiamen. O cirurgião cardiovascular Felipe Simão está atualmente na cidade chinesa para estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.