Por:

RN inaugura primeiro núcleo educacional de inovação

O núcleo tecnológico funcionará como laboratório para a elaboração produtos educacionais | Foto: Sandro Menezes/Gov-RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), inaugurou nesta segunda-feira (15), em Natal, o primeiro Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh) do Brasil. O centro, equipado com um avançado estúdio de vídeo, funcionará como laboratório para a elaboração de conteúdos educacionais, beneficiando estudantes e professores da rede estadual de ensino.

O projeto, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), por meio da Coordenadoria de Inovação em Tecnologias Educacionais (Cointe), visa implementar práticas de ensino híbridas, combinando modalidades presenciais e online, com o propósito de elevar a qualidade do ensino em todo o estado.

Segundo a governadora, o estado terá ainda núcleos de inovação em Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró. As estruturas serão implantadas até o segundo semestre do ano. Os laboratórios visam adaptar o sistema educacional e garantir que o conteúdo seja relevante e acessível para os estudantes da rede estadual.

Os núcleos de tecnologia são feitos em parceria com o Ministério da Educação. A rede estadual entra com a estrutura física e a força de trabalho, enquanto o Governo Federal foi o responsável pela aquisição de equipamentos, como câmeras, ilha de edição de imagens, sistema de luz e som, além de computadores.

O projeto, realizado em parceria com o Ministério da Educação, contempla a estrutura física e mão-de-obra do estado, enquanto o Governo Federal providenciou equipamentos como câmeras, ilhas de edição, sistemas de luz e som, além de computadores.

"A nova tecnologia será utilizada especificamente no contexto educacional para potencializar o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. O impacto do uso dessas tecnologias é significativo, dada a ampla variedade e diversidade de conteúdos que serão produzidos e disseminados por meio da rede híbrida de educação, através dos nossos núcleos de inovação. Esses núcleos irão atuar para a distribuição de conteúdo nas 586 escolas da rede estadual", afirmou Fátima.

A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, ressaltou que a Rede de Inovação para Educação Híbrida visa fornecer apoio técnico e infraestrutura necessários para promover e desenvolver a educação híbrida nas redes públicas de ensino. No Rio Grande do Norte, o primeiro núcleo a ser iniciada operação é o de Natal. O laboratório de criação — com estúdio e espaço de produção dos conteúdos educacionais — está instalado nas dependências da Secretaria Estadual de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.