Por:

Exportação de suco de laranja cresce em SE

No último mês de março, as exportações de Sergipe atingiram a marca de 14,2 milhões de dólares, segundo informações divulgadas pelo Observatório de Sergipe, ligado à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).

Dentre os 26 produtos exportados pelo estado, o suco de laranja se destacou, respondendo por 68,5% do valor total, o equivalente a aproximadamente 9,8 milhões de dólares. Esses números refletem a importância do setor citrícola para a economia e o desenvolvimento social do estado.

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), a citricultura tem desempenhado um papel fundamental no cenário econômico de Sergipe, gerando empregos e impulsionando a produção de diversas frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, maracujá e acerola.

"As duas grandes empresas de suco de frutas cítricas instaladas em Sergipe absorvem grande parte da produção estadual e dos produtores do norte da Bahia, que também são sergipanos", destacou o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva.

Segundo o estudo realizado pelo Observatório de Sergipe, os 14.653 estabelecimentos agropecuários que cultivavam laranja representam 15,7% do total de estabelecimentos em Sergipe. Em 2022, o valor bruto da produção de laranja alcançou R$288 milhões, correspondendo a 14% desse valor.

"Uma comprovação da importância desse setor produtivo é o resultado positivo na balança comercial, com 68,5% da pauta de exportações do estado originada da citricultura", pontuou Zeca.

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vinculada à Seagri, tem investido na produção de mudas de porta-enxerto certificadas, visando garantir a resistência das plantas às pragas e doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.